O QUE É CULTURA JOVEM GLOBAL?
Vivemos em uma época de conectividade sem precedentes.
Os meios de comunicação de massa, as estratégias econômicas e a internet como um todo derrubaram as fronteiras culturais entre os países. Hoje, a juventude do mundo todo é mais semelhante e conectada entre si do que nunca antes, constituindo uma verdadeira Cultura Jovem Global.
Essa juventude, de idade entre 17 e 35 anos, encontra-se espalhada por todas as grandes cidades do mundo e cresceu em um contexto dominado por videogames, pornografia e mídia social, aprendendo que não existe verdade absoluta e, portanto, nenhuma moralidade pode ser universal - todos são livres para escolher por si mesmos o que é certo e o que é errado.
Também aprendeu que a chave da felicidade está dentro de cada indivíduo, basta seguir seus sonhos, sem que nenhuma outra pessoa diga ou determine quem ele é ou o que deseja. Acima de qualquer coisa, aprendeu a se colocar em primeiro lugar e, de forma paradoxal, também a se preocupar com os oprimidos e marginalizados.
A juventude global passa muitas horas por dia interagindo em contextos virtuais, tentando seguir o estilo de vida das estrelas do mundo pop e de influenciadores, se frustrando assim com a vida “real” que levam e mergulhando em solidão, ansiedade, depressão e suicídio.
Esses jovens não estão olhando para a igreja em busca de respostas, porque acreditam que a igreja é irrelevante e ultrapassada. Muitos são apáticos ao Evangelho.
E eles não estão longe de nós! Pelo contrário, a cultura jovem é formada por nossos grupos de amigos, filhos e filhas.
Como comunicamos o Evangelho a essas pessoas que têm uma visão tão negativa de Deus? Queremos acessar, com respeito e amor, essa cultura jovem e anunciar o sacrifício de Cristo na cruz.